Você está aqui: Página Inicial / O curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental da UFSCar

O curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental da UFSCar

O Curso tem a missão de contribuir para o processo de formação do Perfil do profissional da UFSCar: aprender de forma autônoma e contínua; produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos; empreender formas diferenciadas de atuação profissional; atuar multi, inter e transdisciplinarmente; comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído, com sustentabilidade e com o propósito de melhoria da qualidade de vida e do bem viver.

O egresso do curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental deve atuar profissionalmente na busca da sustentabilidade, da conservação da biodiversidade, da qualidade de vida e do bem viver. Para isso, é necessário que tenha uma visão integrada da organização dos ecossistemas e suas relações com as percepções e atividades humanas, que compreenda as dinâmicas de transformações socioculturais das sociedades, que seja capaz de interferir em processos de produção e ocupação do solo, considerando as diferentes escalas espacial e temporal dos processos naturais e dos efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas naturais e antropizados.

O curso se diferencia dos demais pelo fato do egresso Bacharel em Gestão e Análise Ambiental da UFSCar desempenhar as funções e atribuições tanto do Gestor Ambiental quanto do Analista Ambiental, em consonância com a própria lei que cria e disciplina a carreira de Especialista em Meio Ambiente no âmbito da Administração Pública Federal.

É um dos únicos cursos do país que se dedica à formação em Análise Ambiental, preparando profissionais com conteúdos, conhecimentos e habilidades que envolvem a análise e o tratamento de dados e informações, por meio de instrumentos analíticos, estatísticos e interpretativos das diversas áreas e temáticas das ciências ambientais.

O curso prepara os egressos para a instrumentalização, o uso e a adoção de ferramentas de Geotecnologias, técnicas de Geoprocessamento e sensoriamento remoto, de Sistemas de Informação Geográfica e de Análise de Dados e Informações Georreferenciadas no processo de planejamento do território, gestão e análise ambiental, cujos conteúdos e técnicas são ministrados e aplicados em vários momentos nas disciplinas.

Desde o ingresso, os bacharelandos desenvolvem projetos interdisciplinares, além das disciplinas, possibilitando a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais observadas e identificadas em diversos ambientes. Assim, ao longo do curso, os alunos são preparados a desenvolver projetos com complexidade crescente, que possibilitam o reconhecimento de problemas, desafios e situações reais e cotidianas, usando abordagens inter e transdisciplinares na compreensão da importância tanto dos sistemas naturais quanto dos sistemas sociais para a gestão e resolução das questões ambientais.

Os docentes atuantes no Curso compõem uma equipe multidisciplinar abrangendo diversas áreas do conhecimento, tais como ecologia, biologia, engenharias, direito, química, geologia, sociologia, geografia, bioquímica, arquitetura e urbanismo, com ampla experiência prático-profissional, que viabiliza um processo de formação amplo, sólido, integrado, sistêmico e convergente.

O curso mantém também intercâmbios e parcerias nacionais e internacionais, envolvendo empresas, órgãos públicos, instituições de pesquisa, de ensino e organizações da sociedade civil, viabilizando aos estudantes outras experiências acadêmicas e profissionais ao longo de sua formação.